Antithésis

Cinthia
3 min readApr 29, 2019

--

Eu, o campo de batalha sou eu
A culpa que me espera morreu
O corpo é onde a luta viveu
Meu campo de batalha sou eu

Móveis Coloniais de Acaju — Campo de Batalha

Corpo Fechado é um filme sobre a história de dois homens: Elijah Price e David Dunne. Elijah Price (Samuel L. Jackson) é um homem que tem “ossos de vidro” e sofreu durante toda a sua vida por causa da sua fragilidade, Elijah é fascinado por heróis e sua sina é encontrar alguém que seja um herói na vida real, mesmo que para isso ele precise usar meios perversos. É nessa busca inescrupulosa que ele encontra David Dunne (Bruce Willis), um segurança de estádio que não sabe, mas possui um corpo inquebrável, entre outros poderes. A busca de Elijah é, na verdade, a tentativa de encontrar alguém que desfrute do antidoto de seus maiores defeitos, que tenha de sobra a resistência que lhe falta; em outras palavras, que seja sua antítese no mundo.

Outra obra cinematográfica e literária excelente que aborda isso muito bem é O Senhor dos Anéis. Nessa trilogia que dispensa apresentações — até porque eu precisaria de muito mais espaço para resumir todas as suas tramas — você pode ver vários personagens que são verdadeiras antíteses de outros, como Frodo e Smeagol, Aragorn e Boromir, Gandalf e Saruman. Mais profundamente do que em Corpo Fechado podemos ver em O Senhor dos Anéis como existe uma proximidade entre esses personagens. Um não é antítese de outro apenas por estarem em condições diferentes como aconteceu com David e Elijah, pois os hobbits, homens e magos citados estavam sob as mesmas condições até que fizeram escolhas que os levaram a caminhos diferentes. Smeagol, Boromir e Saruman sucumbiram ao poder do Anel enquanto Frodo, Aragorn e Gandalf — que trio — permaneceram fiéis.

A terceira obra fala sobre isso e dessa vez de forma perfeita: A Bíblia. Ela nos leva à perspectiva mais profunda sobre essa questão, pois traz o objeto tão próximo quanto é possível. Cristo é a resposta para todo homem que busca o antidoto para curar a sua alma, o brado de “eureca!” se torna um “Glória a Deus!” e somos transformados em antíteses de nós mesmos. Acredito que todo aquele que já foi justificado pode endossar essa ideia quando lembra que já foi inimigo de Deus e hoje é amigo, que era filho da ira e hoje é filho de Deus, que era escravo e hoje é livre, que era cego e hoje vê, que estava morto e hoje vive. Em Cristo nos somos antíteses de nós mesmos.

Todavia a justificação declara dentro de nós a batalha entre a carne e o Espírito. Paulo já havia nos alertado em Gálatas 5 que as antíteses militam entre si. E nessa guerra nós vamos vivendo a santificação até que chegue a resolução.

Dentro de mim anarquia e império
Transparência e mistério
No meu peito em meu coração
Oceano e deserto
Poesia e silêncio
No meu peito em meu coração
O sacro e o profano
Mil verdades e enganos

Dentro de mim o bem e o mal
Dentro de mim o falso e o real
E eu anseio pelo final
A resolução
O fim da batalha
Da guerra
O final

Os Arrais — Guerra

Jesus Cristo, filho de Deus, o Salvador!

--

--